Formação Sublime

Meditação e Relaxamento

Considerado como o grande mal da sociedade contemporânea provocando danos físicos e emocionais elevados, com o presente módulo o objetivo é introduzir e identificar claramente os malefícios do stress e ensinar técnicas simples e eficazes que conduzam à redução do mesmo.
Há que aprender a distinguir entre stress positivo e negativo e tomar consciência que o stress pode conduzir a estados de burnout.

Reconhecendo que o cérebro e todas as suas estruturas são responsáveis pelo processamento de sensações, sentimentos e movimentos, nesse processo de interpretação de toda a informação, provoca respostas físicas. Muitas vezes trata-se de um ato inconsciente, porém em muitos momentos temos clara perceção desta resposta. O nosso corpo vai reagindo ao que se passa à nossa volta, através do que pensamos e sentimos.

De qualquer modo, as nossas reações fisiológicas são ativadas de forma distinta dependendo sobretudo da forma como vemos/interpretamos o mundo, o nosso estilo de vida, os programas que temos, a experiência passada, inteligência emocional…

Propomos assim experiências que permitam interpretar o mundo de forma a gerir os níveis de stress e caminhar para um estado de equilíbrio e bem estar.

 

A meditação e o relaxamento são ferramentas essenciais para o estilo de vida que hoje temos:

1. Sentimos redução imediata dos níveis de stress;

2. Permite-nos conhecermos quem realmente somos. Mindfulness pode nos ajudar a ver para além do aparente, quando precisamos de nos reconhecer de forma realmente objetiva. Um estudo publicado na revista Psychological Science, mostra que mindfulness nos pode ajudar a observar os “pontos cegos” de nossa personalidade, relativizando nossas próprias crenças;

3. É uma técnica eficaz para melhorar a função cognitiva, com consequências de amplo alcance;

4. Fortalece o sistema imunológico. Provoca mudanças no cérebro como forma de proteção. Pesquisadores da Universidade do Oregon descobriram que o treino em integração corpo-mente – que é uma técnica de meditação – pode resultar em mudanças no cérebro que são capazes de proteger contra a doença mental;

5. Funciona como um “botão de volume sensorial” do cérebro. Já se perguntou por que a meditação o pode fazer se sentir mais focado? É porque ajuda o cérebro a ter um melhor controlo sobre o processamento da dor e das emoções;

6. Aumento da consciência corporal, do auto-conhecimento, da regulação da emoção e da regulação da atenção;

7. Ajuda no processo de trazer à superfície a nossa melhor versão.  Os benefícios da meditação para quem a prática são maravilhosos. Mas também pode beneficiar as pessoas com quem interagimos, tornando-nos mais compassivos, de acordo com um estudo publicado na revista “Psychological Science”;

8. Reduz o risco de depressão.

Pedir mais informações
PRÓXIMA SESSÃO

Testemunhos

Testemunhos

Me va a costar ponerle palabras a lo que realmente siento por estas dos personas maravillosas por las que doy gracias al Universo de ponerlas en mi camino. Hay gente que no tienes claro porque están en tu vida y hay otras que sin embargo sabes que te han caído del cielo para ayudarte a crecer desde el cariño, que saben retarte y te apoyan en cada paso que tomas desde el amor y el respeto. Espero seguir siendo afortunada y tenerlos en más momentos de mi vida.

Natalia RodriguezEspanha
Testemunhos

Cresci e vivi sempre à procura. Procurei em muitos lugares e em muitas pessoas, em muitos livros, e até em mim mesma, e continuo a procurar. Creio que já encontrei muitas respostas, que para mim fazem sentido. Mas a busca continua, porque ainda não encontrei a paz dentro de mim. Tu ajudaste-me a perceber que tenho um caminho a percorrer, ajudaste-me a ser mais humilde e compreender que sim, estou no caminho certo, mas a viagem ainda agora começou

Esmeralda Ferreira
Testemunhos

É difícil traduzir em palavras a experiencia de um fim de semana onde pude conhecer uma nova perspetiva sobre a vida.
Dei por mim a olhar de novo para tudo o que sei ou que julgo saber.
As ideias “Sublime” são frescas e cheias de amor e esperança e fazem-nos vibrar.
Uma experiencia única.

Dorota WasalPolonia
Testemunhos

A pessoa certa na hora certa e um novo rumo na vida.
Encontrei a luz para trilhar o caminho que sentia que queria seguir.
E naqueles dias mais exigentes… está lá uma palavra sempre amiga que me relembra quem sou de verdade.

Lurdes
Testemunhos

Uma conversa longa daquelas que muda uma vida.
Tive oportunidade de ouvir e aprender e interiorizar muitos conceitos novos, uma nova forma de olhar para a vida e um conjunto de pequenos técnicas que me ajudam todos os dias.
Sem dúvida uma forma muito inovadora e diferente de ver o mundo que muito ajuda.

André Machado
Testemunhos

Ensinaste me a pensar de forma diferente, a não pensar muito no futuro e viver mais o presente.
Arrumar o passado que muitos vezes faz questão de "perseguir". O que passou, passou 🙂 há que aceitar e saber viver com isso e "arrumar numa caixinha" afinal é passado.
Apoiaste me quando precisava de falar, de apoio... simplesmente foste "brilhante".
Uma luz que me apareceu para me iluminar 🙂

Patricia Cunha
Testemunhos

Obrigada pela  sensação de paz interna  e grande felicidade.
Preciso das vossas mensagens para me fazer “acordar”.
Obrigada por existires e teres sempre tempo de dar uma palavra , de acalmar uma tempestade …. E fazer acreditar que tudo vai melhorar , por vezes é mesmo um chamamento ..

Marina Brito
Testemunhos

És sempre uma inspiração, uma lufada de ar fresco, um mar de esperança, fé e amor.
Quando te leio tudo me parece mais leve, mais fácil e bonito!
És um Mar da espiritualidade, cada vez que escreves, voltas sempre a dar – me um abanão e volto a ganhar ânimo para acreditar que tudo o que queremos é possível.
Mesmo no meio da tempestade, consegues trazer um mar calmo até às nossas vidas.

Sandra Teixeira
Testemunhos

Ao escrever sobre Dinis e Andreia, meu coração se abre num grande sorriso. Ambos são vibrantes, divertidos, determinados, profundos, com uma grande clareza de propósito e alta sensibilidade. Juntando tudo isso ao enorme coração de cada um e sua imensa vontade de ajudar as pessoas, só poderiam mesmo ser duas pessoas fantásticas!!

Adriana ClementinoBrasil (40)